10 Razões para ser um Homem Católico


Facebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmail

Esse post foi escrito por Matthew James Christoff, do The New Emangelization.

O mundo pós-moderno “tudo vale e ao mesmo tempo nada significa nada”, os homens estão perdidos, sem saber no que acreditar ou o que fazer. Seduzidos a buscar suas próprias paixões egoístas, os homens pós-modernos são manipulados se tornando como CS Lewis havia previsto: “homens sem peito”, que não sabem no que creem e são manipulados por pessoas com poder político e material através de propaganda para fazer que o fortemente desejam. Isso não é liberdade, é escravidão.

Onde quer que você olhe, o fruto podre deprimente do pós-modernismo está envenenando os homens: os homens abandonam mulheres e crianças, os homens evitam crescer na virtude e procuram o que é libidinoso, trivial e profano, vagando sem rumo entre vários vícios, os homens vivem uma vida sedentária e flácida, recheada com calorias baratas e álcool. Como na Roma antiga em seus últimos dias, os homens são seduzidos com pão (por exemplo, fast food, refeições de microondas) e circo (por exemplo, travessuras de celebridades, “notícias” que procuram doutrinar e agitar, videogames, eventos esportivos e pornografia; para muitos homens, esta lista está em ordem inversa de tempo gasto assistindo). Os grandes homens do passado e do presente, coçam a cabeça, perguntando-se “O que diabos aconteceu?” A resposta: O inferno aconteceu! No vazio pós-moderno do nada, Satanás encontra corpos quentes.man-praying-with-rosary

Homens pós-modernos não são presos à tradição, preferindo ser “agentes livres”, agarrados a nada mais que em suas próprias paixões egoístas. Todo homem que vive dessa maneira aprende, mais cedo ou mais tarde, que a vida tem um ponto final e de quebra, a solidão e o desespero chegam para cada homem que tenta caminhar sozinho. Os homens não encontram paz e alegria na separação, eles só encontram… separação.

Nesta cultura de morte, onde se perdeu o caminho, há um lugar de certeza e de honra, um lugar de comunhão entre Deus e o homem, uma fonte do belo, verdadeiro e bom que tem resistido às investidas do tempo: A Igreja Católica. Aqueles que não sabem disso, não conhecem a Igreja Católica. Aqueles que pensam que conhecem a Igreja Católica e odeiam-na, não conhecem Jesus Cristo. A Igreja Católica é o Corpo de Cristo, e Cristo é a nossa cabeça. Você não pode amar plenamente a Cristo e odiar a Sua Igreja Católica.

Em vez de viver como um “agente livre”, cada homem pode se tornar parte de um bem maior, o bem maior, o bem ordenado pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Em vez de uma vida intoxicada, iludido em distrações mundanas, todo homem pode buscar algo de valor infinito e abraça a grandeza que Deus lhe deu. Todo homem pode ser um sacerdote, profeta e rei.

Como um homem você é chamado para a grandeza e na Igreja Católica todo homem pode se tornar grande. Aqui está um Top 10 das razões para ser um homem católico:

10. SER UM IRMÃO NA IGREJA ESTABELECIDA POR CRISTO

O próprio Deus criou a Igreja desde o início dos tempos e na plenitude dos tempos veio aos homens através de Jesus Cristo, para estabelecer a Igreja Católica sobre a pedra que é Pedro. A Igreja tem autoridade divina e uma hierarquia abençoada. A Igreja Católica preservou os ensinamentos de Cristo, primeiramente pela tradição oral, e então compilou a Bíblia. A Igreja é a maior e mais extensa instituição na Terra, com 2000 anos de vida e com mais de 1 bilhão de membros da família. Ela é composta de todas as nacionalidades, todas as raças, homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres. Não importa onde você vá no mundo, a sua casa em uma paróquia católica não está longe. Como católico, cada homem encontra uma casa e irmãos e já não é mais um estranho vagando sozinho. Ao abraçar a Igreja, a vida de um homem pode passar a ter um significado maior.

9. SER PARTE DA INSTITUIÇÃO QUE FUNDOU E SUSTENTO A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

A Igreja preservou e perpetuou o pensamento grego em face das conquistas bárbaras do quarto e quinto séculos. Ela estabeleceu comunidades modernas por toda a Europa, estabeleceu universidades e a base para a ciência e o direito, desenvolvendo muitas ciências como a arquitetura, genética e geologia. Foi a Igreja que desenvolveu e sustentou a arte,  a arquitetura e a música nas ruínas devastadas da barbárie e do paganismo. A Igreja Católica ainda é a base da civilização ocidental, apesar das histórias trêmulas que o pós-modernismo tem inventado nos últimos séculos. Há pouco na civilização ocidental que é belo, bom ou verdadeiro que não tenha suas raízes ligadas à Igreja. Ao abraçar a Igreja, a história da Igreja se torna a sua história.

8. SER PARTE DA MAIOR FORÇA DO BEM NA HISTÓRIA DA TERRA

Católicos institucionalizaram a ideia de caridade, construindo hospitais para cuidar dos doentes e orfanatos para cuidar dos pobres. Hoje, a Igreja Católica é a maior organização de caridade do planeta. Ela também ensina mais crianças do que qualquer outra organização não-governamental. Apesar das falhas de alguns indivíduos na Igreja, a Igreja continua a ser a maior autoridade moral na terra.

7. SE TORNAR IRMÃO DOS MAIORES HOMENS DA HUMANIDADE

Além de Jesus Cristo, o Grande Filho de Deus e Filho do Homem, a Igreja é uma família dos maiores seres humanos na história, os santos que celebramos. São grandes homens como São José, o pai humano de Jesus, São Pedro, São Paulo e os Apóstolos, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Santo Inácio de Loyola e São João Paulo II. A grandeza desses homens tem resistido e vai resistir ao passar do tempo. Eles são seus irmãos em Cristo. Só em Cristo o homem pode encontrar a verdadeira amizade, amizade baseada no desejo para o bem maior do irmão. E somente na Igreja que os homens podem ser imerso na amizade com os Santos, os maiores dos homens.

6. SER PARTE DA CORAJOSA DEFESA DA CULTURA DA VIDA ANTE O MAL

Satanás está travando uma guerra espiritual através de seres humanos rebelados contra  Deus. A Igreja Católica é a única oposição firme e corajosa para a recente experiência da cultura da morte. Completamente incapaz de continuar a duradoura prosperidade humana, o pensamento confuso que levou à Cultura da Morte inclui o aborto de crianças desde o útero, a eutanásia, o homossexualismo, a depravação sexual e destruição do casamento. Em firme oposição à morte, em cada Missa, em todo lugar do mundo, todos os dias a Igreja reza por todos os homens, para que possam ser atraídos para Jesus Cristo, a própria vida. É a Igreja que reza a Cristo para que todos os homens sejam abençoados com a plenitude da vida. E em cada ensinamento, a Igreja defende a vida em plenitude, a vida em Cristo. A Igreja é a Campeã da Vida e defensora dos fracos. Nenhuma outra voz fala e preserva a verdade como a Igreja Católica, por isso a Igreja é a voz de Jesus Cristo. Na incerteza e na decadência espiral do frouxo pensamento pós-moderno, os homens podem encontrar excelentes alimentos na íntegra Verdade da doutrina católica.

5. TER ACESSO A UMA FORMA DE VIDA QUE COMPROVADAMENTE LEVA À FELICIDADE

Em um mundo que procura seduzir com sexo e materialismo, confundir com gurus instantâneos vomitando psico-baboseiras, a Igreja preserva os próprios ensinamentos de Cristo de como cada um pode encontrar paz e alegria duradoura. Dentro da Igreja estão 2000 anos de reflexão por parte dos maiores homens da história a respeito do que significa ser um homem de Cristo, o que São Tomás de Aquino chama a Verdade, o Bem e o Belo. Nenhuma outra fonte tem a plenitude e a verdade da Igreja Católica. Na Igreja, um homem pode descobrir como ser um homem ideal, um marido e um pai ideal. É na Igreja que o tempo está consagrado e os dias, semanas e estações têm significado. Virar-se para Jesus Cristo e Sua Igreja leva os homens à paz e alegria.

4. GANHAR FORÇA E SABEDORIA PARA LEVAR A SUA FAMÍLIA PARA O CÉU

Nossas esposas, filhos e filhas estão sendo atraídos por Satanás para se perderem no secularismo, na sordidez e desespero do comportamento sexual destrutivo e das ideias perversas de todos os tipos, formas de viver que, como Cristo ensina, irá condená-los ao sofrimento nesta vida e na próxima. Um homem católico que persevera e transmite a fé católica é a influência mais importante na fé dos seus filhos. Tornar-se um homem católico comprometido é o melhor e mais seguro meio para que a sua esposa e os seus filhos perseverem na fé e vivam para o céu.

3. ALCANÇAR O PODER ESPIRITUAL DOS SACRAMENTOS

A Eucaristia é o corpo e sangue de Deus que possui uma graça sobrenatural. A reconciliação oferece o perdão absoluto dos pecados por Deus mesmo. Em nenhum outro lugar o homem pode encontrar Deus e receber o poder sobrenatural que pode realmente o ajudar a tornar-se mais santo e feliz. Cada homem pode ser sobrenatural em Cristo.

2. CONTAR COM A RAINHA DO CÉU

O próprio Deus, escolheu Maria para nascer sem pecado e conceber Seu Filho. Maria está com Jesus e reza e intercede por cada um que vem a ela. Enquanto nossas mães passarão, Maria está aqui, agora, imensamente poderosa, pronta para nos amar como filhos da Igreja. A aproximação com Maria nos aproxima de Jesus.

1. SER UM FILHO LEAL DO ETERNO REI, JESUS CRISTO

Ao contrário de ser um rebelde ou um homem católico preguiçoso, desonrado e ingrato, cada homem católico pode optar por ser um Homem Católico Comprometido. Ele pode jurar lealdade e dar-se completamente ao Todo-Poderoso e Grande Homem, o Homem mais impressionante que já viveu e ainda vive, Jesus Cristo, o Rei. Por ser um homem católico comprometido, cada homem pode ser um nobre, um homem de honra, um homem que é poderoso, um homem que é um aspirante a santo. Ser um Homem Católico Comprometido é a maior de todas as aspirações que qualquer homem pode ter, para ser um servo leal do Rei Eterno.

Não acredite naqueles que odeiam a Igreja; eles têm sua própria agenda, uma agenda que não é a agenda de Cristo. Não escute aqueles que procuram atacar a Igreja, apontando para o comportamento de homens pecadores no seio da Igreja; eles são homens pecadores na Igreja, eles não são a Igreja. Cristo escolheu Judas, não se confunda por aqueles que só olham para os Judas ainda existem.

Olhe para esta lista e repare a grandeza da Igreja. Se você é um homem católico, em qualquer momento de sua vida de fé, pense sobre essas coisas e agradeça por Cristo ter lhe acolhido para a Sua Igreja. Se você ainda não é católico, considere estas coisas, talvez com uma nova gratidão por aquilo que a Igreja tem feito para a humanidade através de Cristo, nosso Senhor.

E acima de tudo, gaste mais e mais tempo a cada dia, rezando para que Jesus Cristo seja conhecido, amado e servido no mundo.

Matthew James Christoff é um convertido ao catolicismo. Ele é o fundador do Projeto “New Emangelization” que está empenhado em enfrentar o “homem-crise” católico e de desenvolver novo ardor, métodos e expressões para a re-evangelização dos homens católicos. Matthew também é uma co-fundador da CatholicManNight, um esforço de evangelização paroquial destinado aos homens que tem atraído milhares de homens católicos em adoração eucarística, confissão, comunhão e animada discussão. Matthew mora em Minnesota com sua bela noiva (e namorada de infância); eles têm quatro filhos adultos, três adotados e dois netos.



Sobre

Seminarista na Arquidiocese de Diamantina - MG 27 anos.


'10 Razões para ser um Homem Católico' possui 1 comentário

  1. 5 de maio de 2016 @ 10:06 Vinicius Freitas

    Excelente! Não há graça maior do que Ser Católico!

    Responder


Gostaria de compartilhar seus pensamentos?

Seu endereço de email não será publicado.

"Um varão católico não pode esquecer esta ideia-mestra: imitar Jesus Cristo, em todos os ambientes, sem repelir ninguém."

Homem Catolico

Confortare et Esto Vir.