O Pão Líquido: As melhores cervejas Bock do mundo!


Facebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmail

Então você largou sobremesa na Quaresma? Bom para você, campeão! Era uma vez monges alemães que não comiam nada durante a totalidade do jejum quaresmal. Nada de pão, nada de salada, nada de frutas, absolutamente nada. Segura essa.

 Como sobreviviam, você pergunta? Tomando grandes quantidades de cerveja pesada e rica em caloria, é claro!

 Cerca de 700 anos atrás, os monges alemães na cidade de Einbeck desenvolveram um estilo específico de malte, escuro, de alto teor alcoólico para ajudar a sustentá-los durante períodos intensos de jejum. Esta cerveja ficou conhecida como Bock, uma derivação do nome Einbeck. Mais tarde, descontentes com a força do estilo Bock de cerveja, os monges desenvolveram uma variante ainda mais forte conhecida como Doppelbock, ou seja, o dobro da Bock. Esta cerveja foi tão carregada de nutrição que alguns apelidaram de “pão líquido”.

 Olha, estas cervejas eram tão deliciosa que os monges começaram a se perguntar se elas não eram contrárias ao espírito de penitência quaresmal. Sendo filhos fiéis da Igreja, eles decidiram consultar o papa. Na viagem a Roma, no entanto, a cerveja foi submetida a condições meteorológicas extremas, fazendo-a estragar e azedar. Quando o papa provou, ele estava tão chocado com a cerveja estragada que ele considerou imediatamente uma excelente penitência quaresmal.

 Vendo como a cerveja tem uma longa história como penitência quaresmal, eu gostaria de sugerir cinco cervejas do estilo Bock para sustentá-lo durante os longos dias escuros até a Páscoa.

 Weltenburger Kloster Asam-Bock – Fundada no ano de 1050, a cervejaria Weltenburger é uma das mais antigas cervejarias monásticas do mundo. Embora seja triste que agora é de uma cooperativa, a cervejaria ainda faz um Bock de alta qualidade, que não é nenhuma surpresa quando você tem quase 1.000 anos de prática.

Salvator Doppel Bock – Salvator Doppel Bock é uma das primeiras doppelbocks monásticas, fabricada pela cervejaria Paulaner, em Munique. Esta cerveja é perigosamente boa – uma vez foi proibida pelo governo, porque os moradores se queixaram de que ele estava fazendo com que os bebedores se tornassem muito animados.

La Trappe Bockbier – De Koningshoeven Brewery, vulgarmente conhecida como La Trappe, é uma cervejaria trapista mundialmente famosa fundada em 1884. A cervejaria tem crescido fortemente comercializado nos últimos anos, mas eles ainda fazem um excelente Bock.

Andechser Doppelbock Dunkel – O Andeschser Doppelbock é considerada por muitos como uma das melhores doppelbocks do mundo. Fabricada em Andeschs, Alemanha pelos monges beneditinos de São Bonifácio, é uma das poucas cervejarias monásticas de sucesso ainda detidas por monges.

Weihenstephaner Korbinian – A cervejaria Weihenstephan é considerada por muitos como uma das cervejarias mais antigas do mundo. Fundada no ano de 725 por São Corbiniano, a Abbey Weihenstephan começou a produção de cerveja no ano de 1040. A cervejaria é agora propriedade do estado da Baviera, mas sua Doppelbock Korbinian é uma das melhores do mundo.

Aí está: Cinco deliciosas cervejas Bock de estilo para as semanas restantes da Quaresma. Se você está realmente se sentindo corajoso, talvez no próximo ano você pode imitar uma alma corajosa que decidiu seguir os monges de outrora subsistindo de cerveja sozinho durante a totalidade da Quaresma!

E aí? Quais são as suas Bock ou Doppelbock favoritas?

Esse texto é de autoria de Sam Guzman e foi postado no nosso querido e inspirador “Catholic Gentleman“.


Sobre

Seminarista na Arquidiocese de Diamantina - MG 27 anos.


'O Pão Líquido: As melhores cervejas Bock do mundo!' possui 2 comentários

  1. 21 de março de 2015 @ 12:17 Cesar

    Não é que eu seja dos que acham a bebida pecado. Mas no caso, como eles faziam? Em vez de comer, eles bebiam a cerveja apenas? Outra coisa: Ela contém álcool? Não os deixava “animados” não?

    Responder

  2. 26 de março de 2015 @ 10:52 Jonas

    O que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai.
    Cervejas, vinhos ou qualquer destilado não possuo em si algo maligno.
    Sacerdotes e pessoas de bem em geral são moderadas.

    Responder


Gostaria de compartilhar seus pensamentos?

Seu endereço de email não será publicado.

"Um varão católico não pode esquecer esta ideia-mestra: imitar Jesus Cristo, em todos os ambientes, sem repelir ninguém."

Homem Catolico

Confortare et Esto Vir.