Eu sou o único responsável por me afastar de Deus.


Facebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmail

Há tantas tentações, há tantas oportunidades, tantas facilidade de ‘vivermos’ sem Deus, parece que o mundo inteiro conspira para que nos afastemos de Deus e só quem é muito cheio de si é capaz de acreditar nesta falácia.
Vão perguntar: “Não vês que o mundo inteiro tenta nos seduzir?”

Respondo que vejo, mas que isso não é nada, é mera fantasia, mera frouxidão de nossa parte. Já é sabido de muito tempo que Deus ouve nossas orações, que está sempre pronto a nos dar as suas graças para que vençamos os perigos e tentações. Mas qual a ligação disso com o mundo?

Os santos dizem que Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque não rezaram, que se tivessem rezado teriam resistido à tentação, ora, só seremos vencidos pelo mundo, pelas tentações, pela concupiscência se nós quisermos perder, diz São João Crisostomo que “Deus nos colocou no mundo para sermos vencedores”.

Nosso Senhor não é obrigado a nos dar a graça de não sermos tentados, mas é obrigado – por amor – a dar-nos a graça de vencermos a tentação, e quando pecamos, quando caímos, quando nos deixamos seduzir, quando inflamos nosso orgulho e achamos que por nós mesmos conseguimos vencer o mundo, somos surpreendidos pela derrota, pelo inferno.

Sabem por que há sofrimento no inferno? Diz Santo Afonso Maria de Ligório: “não há maior sofrimento do que saber que se está sofrendo por não ter rezado”. As almas que padecem no fogo eterno só estão lá porque não rezaram, e se você não rezar, se você não amar a Deus, se você continuar achando que por si próprio consegue vencer, você está efetuando sua reserva no fundo do inferno por livre e espontânea vontade.

Nós somos os únicos responsáveis por nos afastar de Deus, nada poderá nos afastar de seu amor (Rm 8,38), somente nós mesmos! Que venha o mundo investindo contra nós, que venha o demonio com seus sequazes, que venha o pecado com toda sua sedução, permaneçamos de pé, humildemente recorrendo a Deus e à sua Mãe Santíssima, que não permitam que nos afastemos dEle.

Lembre-se: Quando for tentado, somente você poderá escolher o céu! Repita insistentemente: ‘Senhor, quero te ver no céu; Senhora, quero te ver no céu”.


Sobre

Seminarista na Arquidiocese de Diamantina - MG 27 anos.


'Eu sou o único responsável por me afastar de Deus.' possui 1 comentário

  1. 15 de agosto de 2015 @ 13:05 Nicholas

    A verdade que muitos não querem enxergar. Nem li a matéria. Só a frase de Santo Afonso e a conclusão da mesma. Tenho certeza desta verdade de fé que deveria estar incutida em todos os corações dos mesmos que se dizem “Católicos” e na verdade são “Pseudocatólicos” e muitas vezes “Criptocatólicos”. Deveria ser um dogma. “EU SOU O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ME AFASTAR DE DEUS” é um dogma para um CATÓLICO AUTÊNTICO E ENRAIZADO NA TRADIÇÃO QUE SUSTENTA QUALQUER FÉ. Mérito nenhum ao autor do texto, mas Glórias sejam dadas a Deus pelos Méritos de Cristo Jesus na Cruz e pelas dores da Virgem Santíssima, pela matéria e inspiração atestadas no Espírito Santo.

    Louvado seja o Coração de Jesus, para sempre no Coração de Maria..com Vosso Filho Ó Mãe pia, abençoai-nos Ó Virgem Maria.

    Responder


Gostaria de compartilhar seus pensamentos?

Seu endereço de email não será publicado.

"Um varão católico não pode esquecer esta ideia-mestra: imitar Jesus Cristo, em todos os ambientes, sem repelir ninguém."

Homem Catolico

Confortare et Esto Vir.