Homossexualidade e a Vida Cristã – O que é o Apostolado Courage


Facebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmail

Muitas vezes em que se toca no assunto homossexualidade, digo, atração pelo mesmo sexo (AMS), no grupo de amigos da paróquia ou até mesmo entre o clero, pode ser observado uma dose de interpretações e concepções equivocadas, sobretudo acerca do acolhimento dessas pessoas. Dado isso, apresentamo-vos o apostolado Courage, o qual fornece um amplo material de apoio para nos formarmos sobre a “homossexualidade” e a vida cristã, e também um acompanhamento espiritual para quem possui AMS e busca a santidade.

O texto abaixo foi retirado do site do apostolado Courage, e pode ser encontrado neste link.

_________________________________________

 

“O que é o Apostolado Courage?

 Courage

O Apostolado Courage (Courage Apostolate) pertence à Igreja Católica e é uma comunidade que oferece apoio espiritual e fortalece a fé das pessoas que enfrentam atração pelo mesmo sexo (AMS) e tem as ferramentas necessárias para que os homens e as mulheres que pertencem ao apostolado conheçam a origem e as causas de sua condição na atração pelo mesmo sexo. Coragem não é um programa de reorientação sexual.

O trabalho do Courage é primordialmente espiritual. Os membros do Apostolado Courage buscam sanar suas feridas e traumas com apoio espiritual e psicológico, para que, de forma plena e satisfatória, possam vivenciar sua masculinidade e feminilidade de acordo com os planos de Deus e os ensinamentos da Igreja Católica acerca da sexualidade humana.

Pessoas com tendências homossexuais sempre existiram em nosso meio, porém, de uns tempos para cá, tem existido pouco ou nenhum excedente formal de grupos de apoio e informação partindo da Santa Igreja para essas pessoas. Boa parte delas é largada para enfrentar essa jornada por conta própria. Como resultado, elas encontram a si mesmas dando ouvidos à perspectiva da sociedade e aceitando-a, optando, assim, por realizar seus desejos por pessoas do mesmo sexo.

Sua Eminência, o penúltimo Cardeal de Nova Iorque, Terence Cook , estava ciente e angustiado com essa situação. Ele sabia que o indivíduo, lidando com as atrações pelo mesmo sexo, realmente precisaria experimentar a liberdade da castidade interior e, nesta liberdade, encontrar as metas necessárias para ter uma vida plenamente cristã, em comunhão com Deus e com o próximo. Ele estava preocupado com a possibilidade de muitos não encontrarem esse caminho e tentarem ter suas necessidades encontradas em caminhos que, no fim das contas, não satisfazem os anseios do coração.

Em resposta a essa preocupação, ele decidiu formar um sistema de apoio espiritual que assistiria homens e mulheres com atrações pelo mesmo sexo na vivência da castidade, no companheirismo, na verdade e no amor.

Tendo conhecimento da imensa experiência ministerial do Padre John Harvey, OSFS nesse campo, o cardeal o convidou para vir a sua arquidiocese. Com a ajuda de Frei Benedict Groeschel, CFR., e outros, Padre Harvey começou o Apostolado Coragem cujo primeiro encontro ocorreu em setembro de 1980, emShrine of Mother Seton, South Ferry.

FrPaul Check

Pe. Paul Check, nosso atual diretor internacional

 

Atualmente o Apostolado Courage é dirigido internacionalmente pelo Pe. Paul Check, da Diocese de Bridgeport, Connecticut.  E a sede internacional do Apostolado se encontra na cidade de Norwalk, Connecticut.

Com a aprovação da Santa Sé, Courage tem, agora, mais de 110 sedes e, também, mantem contato com as pessoas pela Internet, quase 1500 participam das listas de e-mail e milhares de pessoas recebem, a cada semana, assistência vinda do escritório central e do site. Ele tem se tornado um apostolado católico em destaque por meio da ajuda oferecida a milhares de homens e mulheres, em encontrar paz através do companheirismo, da oração e dos sacramentos.

O escritório central do Courage opera por meio do suporte espiritual e financeiro da Arquidiocese de Nova Iorque. Também, ele conta com as contribuições e com o trabalho voluntário dos membros do Courage, além do de outros indivíduos e organizações comprometidas com o avanço de seus esforços.

Sedes espalhadas pelo mundo todo são autosuficientes e existem com a permissão do seu bispo diocesano.

Ajudando as pessoas a ganhar uma maior compreensão e apreciação dos ensinamentos da Igreja, especialmente no campo da castidade, Courage expande o convite da Santa Igreja à uma vida de paz e graça. Vivendo a castidade, qualquer um pode encontrar a paz e a graça de crescer na maturidade cristã.

Para mais informações, veja também esta postagem: “O que é Apostolado Coragem?”

NOSSA ATUAÇÃO NO BRASIL 

Somos o Courage Brasil. Este grupo que é dirigido pelo Padre-Diretor do Setor Latino do Apostolado Courage, o Courage Latino é formado por leigos e alguns sacerdotes brasileiros, atua promovendo o trabalho do Apostolado Coragem (Courage) no Brasil.

Atualmente trabalhamos mantendo esse blog como um canal de formação e informação sobre questões relacionadas à atração pelo mesmo sexo (AMS) sobre a missão e as atividades deste setor do Apostolado Courage.

Atuamos também oferecendo suporte espiritual através de acompanhamentos individuais para pessoas que lutam contra essa cruz da AMS e através de grupos presenciais (capítulos/células) e atendimentos virtuais.

Os membros do Courage Brasil são motivados, de acordo com as diretrizes do Apostolado Courage no mundo todo: a viverem em castidade segundo o que ensina a Santa Igreja Católica, à frequência constante dos sacramentos, à busca de uma vida de oração e união com Deus, que é o único sustentáculo, principio e fim da verdadeira felicidade e, por fim, a caridade para com o próximo.

Nos grupos presenciais e nos atendimentos virtuais, seguimos nas mesmas diretrizes que o Apostolado segue no exterior. Os encontros presenciais acontecem quinzenal ou mensalmente e são um ambiente onde a pessoa pode partilhar com outras que lutam com a AMS suas alegrias, tristezas, dificuldades, desafios, sonhos, metas, etc. no caminho rumo à sua sanidade sexual plena. Também nesses grupos os membros recebem formação específica em temas relativos ao tema e formação espiritual adequada para que alcancem a meta da santidade, que é proposta para todos os cristãos.

Nesses grupos é oferecida a possibilidade de os membros desenvolverem castas amizades para que ninguém tenha que enfrentar sozinho sua batalha contra a homossexualidade.

Atualmente temos grupos presenciais nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esperamos, com a graça de Deus, a médio prazo, estender esse trabalho para outros estados do Brasil.

Mantemos para os membros dos outros estados onde ainda não trabalhamos diretamente, acompanhamento virtual com alguns dos nossos conselheiros via e-mail, skype ou msn.”



Sobre

Mineiro, filho de São José, que me acolheu em sua 'carpintaria' em Bagé/RS para ser instruído e guiado por seu servo, o Padre Cléber Eduardo.


'Homossexualidade e a Vida Cristã – O que é o Apostolado Courage' possui 2 comentários

  1. 8 de setembro de 2016 @ 23:57 André Perazzo

    Gostaria de Participar do Apostolado Courage

    Responder


Gostaria de compartilhar seus pensamentos?

Seu endereço de email não será publicado.

"Um varão católico não pode esquecer esta ideia-mestra: imitar Jesus Cristo, em todos os ambientes, sem repelir ninguém."

Homem Catolico

Confortare et Esto Vir.