POLUÇÃO NOTURNA, PROBLEMA?


Facebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmail

Esta é uma postagem dedicada principalmente aos confrades mais novos que começaram a perceber algo diferente no comportamento de seus corpos durante a noite, a polução noturna.

E então… Ejacular durante o sono é normal? É saudável? É pecado?

Primeiramente, nos dediquemos à definição geral para depois entrarmos em cada caso. Polução noturna é a expelição involuntária de sêmen que ocorre durante o sono, com ou sem ereção. Ocorre geralmente durante os últimos anos da adolescência, mas também ocorrem nos adultos, geralmente naqueles que ainda não se casaram e vivem a castidade em seu estado de vida. Acontece que o organismo produz sêmen naturalmente durante a vida mas tem uma capacidade limitada de armazenamento e então, quando não há sexo (nem masturbação, obviamente), ele o expulsa através da polução noturna. Poderíamos então dizer que é saudável sendo que trata-se do próprio organismo mandando para fora aquilo que “está sobrando”.

A polução noturna muitas vezes vem acompanhada de um sonho erótico, que acaba por estimular o pênis a expelir o sêmen, porém em nenhum caso pode ser considerada pecado. 41462416-Pecado é cometido com plena consciência e de propósito deliberado, e como durante a ejaculação noturna estamos dormindo, não estamos agindo de forma consciente. Mas podemos chamar atenção para o seguinte… “Por que sonho com o que sonho?” Então o pecado pode morar em outro lugar… Na complacência! Se não evitamos as imagens, os olhares, a impureza, a polução não é meramente uma reação natural, mas uma consequência daquilo que estamos cultivando na mente.

Tantas outras vezes, por mais que o homem se esforce por fugir dos pensamentos impuros, vivemos momentos de alta produção de hormônios e de estresse advindo de outras situações, o que pode também ocasionar a polução. Praticar um esporte, fazer uma caminhada, “cansar o corpo” é a melhor escolha nestas situações.

Por outro lado, evitemos a qualquer custo a mentalidade escrupulosa, que considera tão somente o ejacular uma atitude pecaminosa. Esforcemo-nos para viver uma vida pura e, a partir disto, quando acontecer, vejamos estes episódios como um dom de Deus, que nos dá o alívio necessário ao corpo do soldado que luta pela castidade.

Então fica a dica: A polução pode ser consequência de pureza ou impureza. É bom fazer um

No posts found: review your shortcode in the editor!
exame de consciência para perceber se há ou não algo de errado.


Sobre

Seminarista na Arquidiocese de Diamantina - MG 27 anos.


'POLUÇÃO NOTURNA, PROBLEMA?' possui 5 comentários

  1. 27 de agosto de 2016 @ 13:25 José Antônio

    boa explicação Maurício!

    Responder

  2. 27 de agosto de 2016 @ 22:57 STANLEY BORSOI

    Muito legal essa explicação, já ouvi muito falar sobre isso, desde minha adolescência. Abração amigão

    Responder

  3. 23 de outubro de 2016 @ 09:45 Bruno Sirqueira

    Muito bom. Esclarecedor!
    Pax

    Responder

  4. 8 de novembro de 2016 @ 21:08 Lucas Borges

    Maurício, excelente post. Serve de alerta para os que relaxam no olhar e no imaginar, e também para botar um freio nos escrúpulos.

    Responder

  5. 5 de dezembro de 2016 @ 15:10 Jarbas Domingos

    Parabéns pelo post. Muito bem escrito.

    Responder


Gostaria de compartilhar seus pensamentos?

Seu endereço de email não será publicado.

"Um varão católico não pode esquecer esta ideia-mestra: imitar Jesus Cristo, em todos os ambientes, sem repelir ninguém."

Homem Catolico

Confortare et Esto Vir.